Premiações e Plenárias da SBA

 
 

Premiações da Sociedade Brasileira de Automática

Esta página fornece informações sobre as categorias de premiação da SBA, suas descrições, base para julgamento e o prêmio ofertado para os contemplados.

 
 

Plenária Bottura & Castrucci

Reconhecer contribuições para a ciência e educação em engenharia de sistemas de controle e automação de pesquisadores associados à SBA que atuem no Brasil (em homenagem aos Professores Celso Pascoli Bottura e Plinio Benedicto de Lauro Castrucci).

Base para Julgamento: O mérito técnico das contribuições distintas para a ciência ou engenharia de sistemas de controle e automação.

Contrapartida: Ministrar palestra Plenária Bottura & Castrucci em evento promovido pela SBA, em comum acordo com os organizadores do evento.

Premiação: Placa e Certificado.

 
 

 Plenária Jovem Pesquisador

Reconhecer realizações notáveis ​​em pesquisa no campo de sistemas de controle e automação por um jovem pesquisador que atue no Brasil.

Base para Julgamento: Com base nas contribuições de pesquisa do indicado. Contribuições para a teoria ou aplicações de sistemas de controle e automação serão consideradas igualmente. O fator determinante será o impacto percebido do candidato na área, conforme evidenciado por publicações, patentes, produtos ou outros itens tangíveis.

Elegibilidade: O indicado deve ter até 40 anos (inclusive) em 01 de janeiro do ano da indicação. Deve ser membro ativo da SBA.

Contrapartida: Ministrar palestra Plenária Jovem Pesquisador em evento promovido pela SBA, em comum acordo com os organizadores do evento.

Premiação: Placa e Certificado.

 
 

Prêmio Teoria e Aplicações em Controle Automático

Reconhecer contribuições notáveis para a engenharia, ciência ou tecnologia de sistemas de controle e automação ou contribuições técnicas significativas e serviços excepcionais de longo prazo prestados à Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

Base para Julgamento: Foco no mérito técnico das contribuições técnicas significativas e do excelente serviço de longo prazo prestado à comunidade brasileira de controle e automação. No processo de avaliação são considerados os seguintes critérios: natureza seminal da contribuição, realização singular, impacto prático, amplitude das contribuições, profundidade das contribuições, precedência histórica e qualidade da indicação.

Elegibilidade: Deve ter sido membro da SBA.

Premiação: Medalha e Certificado de Honra ao Mérito da Sociedade Brasileira de Automática.

 
 

 Prêmio JCAES

Reconhecer artigos de destaque publicados no Journal of Control, Automation and Electrical Systems (JCAES).

Base para Julgamento: Originalidade, impacto potencial nos fundamentos teóricos, importância e significado prático nas aplicações e clareza em áreas dentro do escopo do JCAES.

Elegibilidade: Autores de artigos publicados no Journal of Control, Automation and Electrical Systems durante os dois anos civis anteriores ao ano da premiação. A data de publicação do artigo é determinada pela data do volume da revista (não pela data de publicação online). Ao menos um autor deve ser membro ativo da SBA.

Premiação: Placa e Certificado.

 

 
 

Melhor Tese de Doutorado em Controle Automático

Reconhecer os autores das melhores teses de doutorado na área de controle automático.

Base para Julgamento: A indicação das teses é feita pelo(s) orientador(es), que elegem os trabalhos que serão seus representantes. 

Elegibilidade: A tese de doutorado precisa ter sido defendida no Brasil ao longo dos dois anos anteriores à premiação.

Premiação: Placa e Certificado.

Obs: Este prêmio será implantado a partir do CBA-2026.

 
 

 Observação A: As premiações acima vêm complementar e não substituir as distinções já existentes promovidas pela SBA, como "Membro Sênior'' e "Melhor Artigo Estudante SBA'' nos eventos CBA, SBAI, SBSE, nas categorias: Graduação, Mestrado e Doutorado.

Observação B: Sobre os Comitês Julgadores: Os Comitês Julgadores para cada uma das premiações serão indicados pela Diretoria e Conselho Superior da SBA, oportunamente para cada uma das edições. Não serão consideradas auto-nomeações. Em particular, no "Prêmio JCAES'' o processo de seleção será conduzido pelo o Editor Chefe do Periódico.

Arquivos para download:

Proposal_SBA_Awards-17April2024.pdf