Live - Mulheres na Engenharia: Vencendo Barreiras - 23/06 - 10:30 horas

 
 

 
Live em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Data: Dia 23/06/2021, às 10h30

Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=dDIdnkwNL24

A ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia convida quatro engenheiras para debater sobre a inserção das mulheres na engenharia e suas áreas de atuação. Vamos falar sobre as principais dificuldades que as mulheres enfrentam, seja para escolherem as carreiras nas áreas de engenharia ou para se inserirem no mercado de trabalho.

Convidadas:

- Enga. Adriana Tonini, Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
- Enga. Nanci Walter, Presidente do CREA – RS.
- Enga. Patrícia Nascimento Pena – Professora do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG.
- Enga. Roseane Oliveira de Medeiros – Secretária Executiva da Indústria, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará.

Mediação:
- Enga. Carmela Maria Polito Braga - Professora do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG
- Enga. Dianne Magalhães Viana – Representante da ABENGE e Professora do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB
 

Ademar Gonçalves da Costa Junior

Sócio desde 2017
Profissional
Instituição:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Currículo Resumido:
Professor do curso de Engenharia Elétrica, e do curso de Tecnologia em Automação Industrial, do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, possuindo Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica, em 2002 e 2005, respectivamente, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), MBA em Gestão de Projetos (Unifacs - 2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2016), com o tema de identificação de sistemas e projeto de controladores aplicado a manipuladores robóticos. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC (2019). Como experiência profissional, trabalhou em diversos setores da indústria como Automotiva (Ford Motor Company), Têxtil (Coteminas), Química (Baterias Moura), Telecomunicações (Telemar, ex-Telpa), Eletro-Eletrônica (Samsung) além de experiência anteriores em ensino (Instituto Federal da Bahia - IFBA, Fucapi - AM, FIP - PB e Escola Técnica Redentorista - PB). Membro da IFAC (International Federation of Automatic Control), SBA (Sociedade Brasileira de Automática) e ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia). Membro do Corpo Editorial da Revista Principia (IFPB, Brasil), sendo editor associado para a área de Engenharias IV, e da Revista Politécnica (Colômbia). Foi coordenador científico e coordenador ad-hoc para a área de Educação em Engenharia do CBA 2018 (Congresso Brasileiro de Automática). Seus interesses em pesquisa são nos seguintes temas: identificação de sistemas dinâmicos, sistemas de controle e de automação, instrumentação e robótica, e suas aplicações em diversas áreas, incluindo educação em Engenharia.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0585826541984052
Endereço:

João PessoaPBBrasil