[SBAI 2021] Call for Papers - Sessão Especial - Agricultura Digital

 
 

 Chamada de trabalhos 

O SBAI 2021 -- XV Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande -- FURG, acontecerá de forma virtual, considerando as dificuldades neste período de pandemia.

Seguindo a tradição, o evento tem foco na temática Sistemas e Automação Inteligentes, com interesse em assuntos atuais como IoT, automação, robótica, otimização, instrumentação e inteligência computacional. O objetivo é propiciar importantes discussões e contribuições teóricas e suas aplicações de interesse nas diferentes indústrias do Brasil e da América Latina.

O SBAI 2021 abre a chamada de trabalhos para uma Sessão Especial em Agricultura Digital.

Coordenadores: Ademar Gonçalves da Costa Junior (IFPB) e Domingos Sárvio Magalhães Valente (UFV)

 A demanda por sistemas de produção cada vez mais eficientes, com otimização no uso de insumos agrícolas e redução de impactos ambientes, têm levado ao crescimento da adoção de novas tecnologias na agricultura. Com isso, técnicas de instrumentação, sistemas de controle, automação, sistemas inteligentes, robótica entre outras então se tornando indispensáveis na agricultura, dando um novo patamar para a produção de alimentos. Nesta sessão especial, pretende-se reunir contribuições teóricas e suas aplicações, nos quais alguns tópicos sugeridos são:

·             Desenvolvimento e aplicações de sensores na agricultura;

·             Irrigação digital;

·             Automação agrícola;

·             Ciência dos dados aplicada à agricultura;

·             Internet das coisas na agricultura;

·             Sistemas inteligentes na agricultura;

·             Robótica na agricultura;

·             Processamento e análise de sinais aplicados à agricultura.

Datas importantes e informações adicionais sobre o processo de submissão de trabalhos estão disponíveis no site:

http://sbai.c3.furg.br/ 

Coordenação do SBAI 2021
Coordenadores da Sessão Especial - Agricultura Digital

Arquivos para download:

SE_AgriculturaDigital_SBAI2021.pdf

Ademar Gonçalves da Costa Junior

Sócio desde 2017
Profissional
Instituição:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Currículo Resumido:
Professor do curso de Engenharia Elétrica, e do curso de Tecnologia em Automação Industrial, do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, possuindo Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica, em 2002 e 2005, respectivamente, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), MBA em Gestão de Projetos (Unifacs - 2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2016), com o tema de identificação de sistemas e projeto de controladores aplicado a manipuladores robóticos. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC (2019). Como experiência profissional, trabalhou em diversos setores da indústria como Automotiva (Ford Motor Company), Têxtil (Coteminas), Química (Baterias Moura), Telecomunicações (Telemar, ex-Telpa), Eletro-Eletrônica (Samsung) além de experiência anteriores em ensino (Instituto Federal da Bahia - IFBA, Fucapi - AM, FIP - PB e Escola Técnica Redentorista - PB). Membro da IFAC (International Federation of Automatic Control), SBA (Sociedade Brasileira de Automática) e ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia). Membro do Corpo Editorial da Revista Principia (IFPB, Brasil), sendo editor associado para a área de Engenharias IV, e da Revista Politécnica (Colômbia). Foi coordenador científico e coordenador ad-hoc para a área de Educação em Engenharia do CBA 2018 (Congresso Brasileiro de Automática). Seus interesses em pesquisa são nos seguintes temas: identificação de sistemas dinâmicos, sistemas de controle e de automação, instrumentação e robótica, e suas aplicações em diversas áreas, incluindo educação em Engenharia.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0585826541984052
Endereço:

João PessoaPBBrasil