SBA Press e Editora Blucher - Publicação de livros

 
 

 Estimados:

É com satisfação que informamos que a SBA vai fomentar a prospecção e incentivar a publicação de materiais didáticos de graduação e de pós-graduação como um serviço adicional prestado a seus membros e à comunidade brasileira coberta pelas áreas associadas à SBA.

A Diretoria e o CS entendem que o ideal é que a indução e localização de material potencial sejam realizadas pelos Comitês Técnicos (CT).  Os CTs têm a liberdade de fazer uma chamada de textos ou induzir textos didáticos juntos aos membros associados. Cada CT receberá e selecionará textos de temas associados ao CT. Uma vez selecionado pelo CT, o texto será encaminhado para um Corpo Editorial, vinculado à Diretoria, para análise e eventual encaminhamento para publicação.

A preferência será, ao menos no início, textos didáticos em português, idealmente de graduação, que podem estar suficientemente maduros para publicação na forma de livro texto. Também serão considerados textos didáticos em processo de confecção e que já possam ser utilizados como referências bibliográficas em cursos de graduação e/ou de pós-graduação.

Outros textos também serão considerados, tais como obras editadas, compêndios que incluam textos de minicursos e sessões plenárias dos eventos realizados pela SBA.

A editora parceira neste projeto é a Editora Blucher. Todos os textos que forem publicados serão lidos e formatados pela Blucher. O modelo preferencial da Blucher é o LaTeX e a plataforma que a editora tem usado é o Overleaf. A mídia de publicação será decidida pela Blucher com o Corpo Editorial.

Em princípio não há limites para o número de livros a serem publicados.

Autores interessados em apresentar propostas devem procurar o CT que esteja tematicamente mais relacionado ao conteúdo a ser publicado.

Atenciosamente,

A Diretoria

Ademar Gonçalves da Costa Junior

Sócio desde 2017
Profissional
Instituição:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Currículo Resumido:
Professor do curso de Engenharia Elétrica, e do curso de Tecnologia em Automação Industrial, do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, possuindo Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica, em 2002 e 2005, respectivamente, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), MBA em Gestão de Projetos (Unifacs - 2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2016), com o tema de identificação de sistemas e projeto de controladores aplicado a manipuladores robóticos. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC (2019). Como experiência profissional, trabalhou em diversos setores da indústria como Automotiva (Ford Motor Company), Têxtil (Coteminas), Química (Baterias Moura), Telecomunicações (Telemar, ex-Telpa), Eletro-Eletrônica (Samsung) além de experiência anteriores em ensino (Instituto Federal da Bahia - IFBA, Fucapi - AM, FIP - PB e Escola Técnica Redentorista - PB). Membro da IFAC (International Federation of Automatic Control), SBA (Sociedade Brasileira de Automática) e ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia). Membro do Corpo Editorial da Revista Principia (IFPB, Brasil), sendo editor associado para a área de Engenharias IV, e da Revista Politécnica (Colômbia). Foi coordenador científico e coordenador ad-hoc para a área de Educação em Engenharia do CBA 2018 (Congresso Brasileiro de Automática). Seus interesses em pesquisa são nos seguintes temas: identificação de sistemas dinâmicos, sistemas de controle e de automação, instrumentação e robótica, e suas aplicações em diversas áreas, incluindo educação em Engenharia.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0585826541984052
Endereço:

João PessoaPBBrasil