EVOLUÇÃO DA REVISTA JCAE DA SBA NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO FATOR JCR, WEB OF SCIENCE

 
 

O Journal of Control, Automation, and Electrical Systems (JCAE) está indexado no ESCI (Emerging Sources Citation Index) desde de junho de 2019.

O ESCI é o índice da Web of Science para periódicos de qualidade. Somente os periódicos com impacto significativo, e que são monitorados consistentemente na etapa de Avaliação Editorial, passarão do ESCI para o Science Citation Index Expanded (SCIE), que tornará o periódico elegível para o fator de impacto. Os periódicos recebem seus fatores de impacto em junho do ano seguinte à indexação no SCIE. 

No processo de indexação para obtenção do SCIE, o JCAE atualmente encontra-se no estágio marcado com um círculo na Figura abaixo. 

 

É esperado que em breve seja obtido o SCIE e por consequência o esperado JCR. O Journal Citation Reports (JCR) é atualizado anualmente. Os periódicos aceitos no SCIE antes de 1º de janeiro são elegíveis para aparecer na liberação de junho dos dados do JCR e receber um fator de impacto.

Nos últimos anos a Revista da SBA tem apresentado uma evolução em torno de 15% ao ano, tanto em submissões, como em publicações, mas algumas ações ainda precisam ser implementadas para alcançar melhores indicadores. Neste sentido a Editoria está buscando: 

- Expandir a diversidade do conselho editorial;

- Expandir a diversidade das regiões que enviam trabalhos para a revista;

- Garantir a publicação de pesquisas impactantes.