Falecimento PROF. JOSÉ LUIZ REZENDE PEREIRA

 

O Comitê Técnico de Sistemas de Potência da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) informa com grande pesar o falecimento do Professor José Luiz Rezende Pereira. Uma visita ao seu curriculum Lattes pode dar, em parte, uma visão do profissional e pesquisador cuidadoso, que se importava com o rigor técnico do que fazia e com a qualidade do trabalho produzido. Mas apenas em parte. Acima de um pesquisador reconhecido por seus pares e pelos inúmeros alunos que ajudou a formar, o Professor José Luiz foi um líder. Um líder científico a aglutinar forças e juntar pessoas ao redor de um projeto, sempre buscando o bem coletivo e com ações marcadas pela honestidade e grande senso de justiça. Um líder muito respeitado por todos.

Sua atuação profissional norteou a carreira de inúmeros engenheiros e pesquisadores do setor elétrico. Na UFJF liderou a criação de um grupo na área de Sistemas Elétricos de Potência. Foi vice-reitor da UFJF por dois períodos consecutivos de 2006 a 2014. É reconhecido internacionalmente através do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) e nacionalmente. Exercia liderança na CAPES, CNPq e FAPEMIG, onde foi membro de seus comitês assessores e atuava em diversas frentes. Coordenou dezenas de projetos de pesquisa apoiados por agências de fomento e por várias empresas do setor elétrico brasileiro. Era bolsista de produtividade nível 1B do CNPq e liderava o INCT INERGE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia na Área de Energia), onde contribuia para a articulação em redes de diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Os atributos profissionais do Professor José Luiz podem ser confirmados pelas citações a seus trabalhos. Tudo isso, no entanto, fica pequeno perto do ser humano. Seu grande legado é a formação humana que dava aos alunos e orientados, além da forma ética e equilibrada com que tratava os colegas. Professor José Luiz passa como um cometa a riscar nosso céu, mas atrás dele fica um rastro imenso de saudade a nos iluminar. As manifestações de colegas de todo o Brasil e de seus inúmeros ex-alunos e orientados demonstram o carisma do professor e sua dedicação com as pessoas e a instituição. Deixa esposa (Daise) e três filhos (Marina, Fernando e Isabela). Que aqueles que sempre o amaram encontrem consolo e paz. Neste momento tão difícil toda a sociedade acadêmica brasileira se solidariza com sua família e amigos.