Submissão de trabalhos para a Sessão Especial CBA 2020: Modelagem e controle de sistemas dinâmicos na pandemia de COVID-19

 
 

 Sessão Especial: Modelagem e controle de sistemas dinâmicos na pandemia de COVID-19

Organizadores: Americo Cunha (UERJ), Grace Deaecto (UNICAMP), José Paulo V. S. da Cunha (UERJ) e Tiago Roux Oliveira (UERJ)

Descrição: Epidemias de doenças infecciosas como o COVID-19 têm sido recorrentes ao longo da história e podem causar grandes problemas para a população afetada, como saturação da rede hospitalar, crise econômica, etc. Nesse contexto, os modelos matemáticos podem ser ferramentas valiosas, pois são capazes de fornecer estimativas para possíveis cenários de propagação da doença, ajudando a delimitar casos limítrofes e situações intermediárias que sejam plausíveis. Além disso, modelos dinâmicos combinados com técnicas de controle moderno permitem elaborar estratégias otimizadas para introdução e relaxamento das medidas de mitigação da epidemia. Informações como essas são essenciais para ajudar as autoridades a tomar decisões sobre a alocação de recursos limitados quando de uma epidemia.

Essa sessão especial objetiva congregar pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que tenham interesse em modelagem e controle da propagação de doenças infecciosas, com particular interesse em trabalhos aplicados ao contexto da atual pandemia de COVID-19. Contribuições nos tópicos a seguir, e em temas correlatos, são fortemente desejadas:

– Modelos compartimentais para descrição de cenários epidêmicos;
– Modelos epidêmicos com dependência espaço-temporal;
– Modelos epidemiológicos baseados em agentes;
– Técnicas estatísticas para inferência de grandezas epidemiológicas;
– Técnicas gráficas para análise do progresso de uma epidemia;
– Técnicas de controle moderno aplicadas em epidemiologia;
– Quantificação de incertezas em modelos epidêmicos.

A forma de submissão deve estar de acordo com as instruções contidas em https://cba2020.galoa.com.br/instrucoes-para-autores/, devendo escolher o tema da sessão especial durante o processo de submissão.

A data limite para a submissão de artigos nesta Sessão Especial é 31/08/2020!

Contatos:


Prof. Americo Cunha - e-mail: americo@ime.uerj.br

Prof. Grace Deaecto - e-mail: grace@fem.unicamp.br

Prof. José Paulo V. S. da Cunha - e-mail: jpaulo@ieee.org

Prof. Tiago Roux Oliveira - e-mail: tiagoroux@uerj.br

Arquivos para download:

CFP-CBA-2020-COVID-19.pdf

Informações

Data: Início: 01/06/2020
Encerramento: 31/08/2020
Local: CBA 2020: Congresso Virtual. Site: http://cba2020.galoa.com.br/covid

José Paulo Vilela Soares da Cunha

Profissional
Instituição:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Currículo Resumido:
Possui graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas de controle, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de sistemas navais, embarcações submarinas e de superfície, controle por modos deslizantes, estrutura variável, robótica e o desenvolvimento de instrumentação e sistemas de medição.
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2407263646297606
Endereço:

Rio de JaneiroRJBrasil