Desenvolvimento de um robô autônomo em cenário educativo
Abstract
A robótica, como recurso tecnológico para a educação, propicia a demonstração prática de conceitos teóricos que integram diversas áreas do conhecimento. De forma criativa e lúdica, os robôs podem ser usados em ambientes formais de aprendizagem e em espaços científicos interativos para facilitar o aprendizado e despertar o interesse de estudantes de diferentes níveis de educação.
Neste artigo é apresentado o desenvolvimento de um robô autônomo de pequeno porte capaz de navegar em um cenário dinâmico, interpretando alguns elementos da sinalização de trânsito, e de realizar as ações de seguir a pista corretamente, detectar obstáculos e obedecer a um semáforo. O robô autônomo foi desenvolvido utilizando um computador Raspberry Pi, sensores e outros elementos que possibilitam a execução das tarefas que o robô precisa realizar no cenário. Experimentos foram realizados com os módulos do robô e os resultados indicam o potencial dos algoritmos na busca por um sistema que possibilite demonstrações com um funcionamento adequado e similares a um cenário real.