O CBA 2022 terá minicursos com objetivo de interatividade com o público participante, tendo como foco a disseminação de conhecimento por meio de demonstrações de técnicas, metodologias, ferramentas e aplicações. Os minicursos podem ser ministrados em português, inglês ou espanhol.
As propostas devem apresentar objetivos claros de aprendizagem pelo público-alvo, em qualquer dos temas relacionados ao congresso.
A comissão técnica fará a escolha das propostas mais relevantes relacionadas aos temas do escopo do congresso. As propostas de minicursos devem ser enviadas para o e-mail cba2022@dee.ufc.br até o dia 16/05/2022, no campo assunto do e-mail: “Proposta de minicurso para o CBA 2022”, e conter:
- Título do minicurso
- Nome do autor (Nome do professor ministrante)
- Currículo resumido com principais publicações do autor e/ou link do currículo lattes
- Indicação de público-alvo
- Duração (até 04 horas)
- Número de vagas oferecidas
- Resumo (máximo 500 palavras)
- Justificativa e indicação de por que o curso é interessante e deve atrair a atenção do público alvo (máximo 500 palavras)
- Objetivo (máximo 500 palavras)
O ministrante têm direito à inscrição gratuita no evento (modalidade Profissional) e certificado de participação.
Minicurso: Ensinando controle com matemática básica: Disciplina de Introdução ao Controle de Processos
- Julio Elias Normey-Rico (UFSC, Brasil) julio.normey@ufsc.br
- Marcelo Menezes Morato (UFSC, Brasil, UGA, Fran¸ca) marcelomnzm@gmail.com
Visa-se, para o mini-curso proposto, o público de professores, mestrandos e doutorandos que pretendam seguir carreira acadêmica na área de controle, assim como estudantes de 1engenharia que pretendem ter noções básicas de controle de processos. O minicurso terá duração de 04 horas.
Serão ofertadas ao todo 50 vagas e espera-se, como conhecimento teórico prévio dos participantes, noções básicas de matemática e física.
Este mini-curso foca em como montar uma disciplina básica de controle para introduzir os conceitos mais fundamentais de controle de processos sem necessidade de utilizar matemática avançada. Na primeira etapa do mini-curso, se realizará uma apresentação da motivação para a proposta. Posteriormente, serão apresentadas as metodologias para o ensino dos conceitos básicos de controle de forma intuitiva, sempre focando no entendimento dos fenômenos e usando a matemática apenas para motivar a relação entre a teoria de controle e os ensinamentos das disciplinas iniciais dos cursos de engenharia. Metodologias para introduzir de forma intuitiva conceitos como ganho estático, constante de tempo, sistemas de controle On-Off, controladores PID e outros, serão apresentadas de forma simples. As metodologias apresentadas serão, passo-a-passo, aplicadas em vários exemplos, usando ferramentas de simulação e um KIT experimental de controle de velocidade de motores. Ressalta-se que todo o conte´udo abordado neste mini-curso utiliza como base de conteúdos o livro ”Introdução ao Controle de Processos”, da série didática da Sociedade Brasileira de Automática (SBA Press). Palavras-Chave: Ensino de controle; Sistemas de Controle; Sistemas de primeira ordem; Controle On-Off; Controle PID. Programação Preliminar do Mini-Curso
- Tópico 1: Motivação: porquê criar um curso introdutório de controle de processos.
- Tópico 2: Um KIT básico para usar na ilustração os conceitos.
- Tópico 3: Introduzindo o controle de Processos.
- Tópico 4: Modelando sistemas simples. Conceitos básicos.
- Tópico 5: O controle On-Off e sua importˆancia prpática.
- Tópico 6: Controle P, PI e PID, entendendo como funciona e se aplica na prática.
- Tópico 7: Fechamento.